sábado, 15 de outubro de 2011

O CONHECIMENTO COMO AGENTE TRANSFORMADOR DO MUNDO

Benilson Toniolo

Nenhuma instituição gerada pelo conhecimento humano pode ter maior capacidade de transformar o mundo do que a escola. Nenhum governo, nenhum sistema econômico, nenhum partido político, nenhum município, nenhum grupo social ou religioso possuem em sua estrutura uma energia transformadora tão potente quanto a escola. Por quê? A resposta é simples: sua base é formada pelas duas ferramentas mais preciosas de que dispõe a raça humana: a capacidade de aprendizado aliada à transmissão do conhecimento. Aprender e ensinar.
Ao se dirigir ao seu grupo de alunos, o professor não se limita apenas a reproduzir através de suas palavras uma série de conceitos e informações acerca da disciplina que lhe compete, mas também deve estar preparado para abrir caminhos que possibilitem a troca de ideias, de experiências, de sentimentos e de impressões que permitirão a ambos, aluno e professor, fecharem juntos o círculo que se inicia quando a informação começa a ser passada. Desta forma, aluno e professor, não raro, trocam de lugar, e o mestre passa a ser o que mais aprende, quando dá ao aluno a oportunidade de revelar detalhes de sua origem e história de vida. Não há –ou pelo menos não deveria haver- nada mais gratificante para o professor que testemunhar o brilho nos olhos de seu aluno quando este assimila uma informação, adquire um conhecimento. E não há aluno que não guarde para sempre na memória o momento em que seu professor parou para ouvir o que ele tinha a dizer. Esta troca é que permite a mágica da transmissão do conhecimento, da disseminação do ensino, da multiplicação do saber.
Já o conhecimento não é patrimônio de uma só pessoa, ou de determinado grupo. Um homem culto é apenas mais culto, mas não mais inteligente que o homem simples do povo, que lança mão de suas experiências para formar uma cultura e uma sabedoria próprias, que nada deixam a desejar às dos magistrados ou bacharéis, e que devem fazer parte do aprendizado e da formação intelectual de cada um de nós. Devemos estar disponíveis e atentos, apenas, para ouvir e aprender.
Que o mundo precisa ser transformado, não há dúvidas. Particularmente, não comungo com os que pensam ser esta época melhor ou pior que as anteriores. O homem e tudo que o cerca estão, assim como sempre esteviveram, em constante transformação, e este é o legado que deixaremos para o planeta: o de estarmos sempre mudando.
Então, já que as mudanças são inevitáveis porque inerentes à condição humana, que possamos tirar delas o máximo possível em conhecimento, sabedoria e esperança, que podem estar presentes no preparo técnico e  intelectual de um professor, na experiência de vida de um homem simples do povo, ou na sede de conhecimento existente em cada estudante. Basta que estejamos dispostos para aprender.


Sem comentários:

Enviar um comentário